Rio de Janeiro ganha primeiro hospital veterinário popular

Inaugurado em maio de 2016, o Hospital Popular de Medicina de Veterinária faz parte de uma nova onda empresarial: os negócios sociais. Ao contrário dos modelos tradicionais, visam, além de outros objetivos propostos, ajudar a solucionar problemas sociais inerentes às classes C, D e E, seja permitindo que essas participem ativamente da produção de riqueza de uma empresa ou que tenham acesso a serviços mal ou não prestados pelo poder público. Dessa forma, responsabilidade social e lucro caminham lado a lado, o que não acontece em iniciativas tradicionais das empresas, que não envolvem diretamente as populações de baixa renda na geração de capital.

O HPMV está situado em Padre Miguel, zona oeste do Rio de Janeiro, região de maior concentração de pets por família da cidade, e a de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A expressão “popular” concorda coma ideia de oferecer uma medicina veterinária de ponta, a preços mais acessíveis. Os preços são, em média, 50% mais baratos em comparação às clínicas particulares. Além disso, atendimento 24 horas, centro cirúrgico e internação são outros fatores que permitem a unidade a funcionar como um hospital, conforme prevê o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro-RJ. Os centros veterinários públicos não têm essa estrutura.

Empreender na veterinária é a oportunidade de participar de um mercado em expansão no Brasil, porém, ainda mal compreendido. Segundo a Comissão de Animais de Companhia (Comac), apenas 11% dos proprietários levam seu animal de estimação para realizar consultas periódicas. Diante desse cenário, o HPMV tem a expectativa de fazer parte de um novo tempo nessa área: “Muitas pessoas não fazem ideia do que é certo e errado no cuidado com a saúde dos animais. Enxerguei uma oportunidade para participar da mudança nesse seguimento”, explicou Brunno Galvão, diretor do hospital.

Mesmo que a medicina veterinária não seja um direito constitucional e ainda esteja subordinada ao Ministério da Agricultura, ter um bicho de estimação faz parte da rotina de muitos brasileiros. Segundo o IBGE, são quase 133 milhões no país, sendo 52,2 cães, 37,9 aves e 22,1 gatos. Os números colocam o Brasil na quarta posição no ranking de países com maior número de famílias que têm animais domésticos.

Serviço:

Hospital Popular de Medicina Veterinária – Padre Miguel-RJ

Endereço: Rua Professor Clemente Ferreira, 6

• Atendimento 24 horas

• Exames de imagem (ultrassom 3D e raio-x)

• Exames laboratoriais

• Internação

• Especialistas (dermatologia, ortopedia, cardiologia, oncologia, oftalmologia e medicina de silvestres). 

Fonte: Observatório Animal redacao@observatorioanimal.com Com informações de assessoria de imprensa