CPDA/OAB-RJ na luta pelo fim dos cavalos explorados em Petrópolis

No sábado (21/05) aconteceu no Centro da cidade de Petrópolis, região serrada do Rio de Janeiro uma mobilização pelo fim das charretes no munícipio, após um cavalo cair e quase ser enforcado. Com isso a comissão especial da câmara dos vereadores realizou no dia 31/05 a primeira reunião com o objetivo de promover estudos sobre a substituição das charretes no município.

A COBEA, a OAB-Petrópolis, charreteiros da região, Defensoria Pública local e o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, estiveram na reunião. Velloso participou ativamente na luta pelo fim das charretes de Paquetá, uma vitória que entrou para a história do estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, ele mostrou que é possível a substituição das charretes por carros elétricos sem que os condutores de Petrópolis venham ser prejudicados. Ele disse ainda que os custos para a manutenção dos equinos são imensamente superiores ao veículo elétrico, novido a diesel ou a gasolina. Na utilização de animais, estes profissionais tem que prestar contas para a fiscalização com vacinas, tratamentos, alimentação adequada, verificação de maus-tratos, acompanhamentos constantes e trocas quando o animal está sem condições de continuar trabalhando.

Também foram discutidos onde os cavalos ficarão em caso do fim das charretes, a manutenção dos veículos e os custos de implantação. Novas reuniões serão agendadas com o setor turístico da cidade, representantes da população e ativistas, que saíram entusiasmados do encontro. Para Reynaldo Velloso foi um passo importante. “Petróplis é uma cidade histórica e este encontro foi inédito, composto de respeito e boa vontade de ambas as partes, charreteiros, protetores e ativistas. Creio que este tema ainda vai avançar muito e servir de exemplo para o país”, concluiu.